DSC04427_edited.jpg

DOCOL

A Docol Metais Sanitários é uma indústria de Joinville no norte de Santa Catarina.

 

Case Docol

Vivenciamos mudanças na postura de empresas que buscam a implantação de novas tecnologias, produtos e serviços. E o cerne dessa mudança está no desenvolvimento da cultura de inovação entre os colaboradores, que movem a indústria. Logo, o engajamento dos colaboradores é um ponto chave para uma transformação significativa da indústria neste contexto de mudança.  

Os gestores da Docol, tendo a compreensão da necessidade e relevância da postura dos colaboradores, apostaram em uma mudança que envolve dinâmicas mais integradas e abertas em relação à inovação. Dessa forma, ainda em 2019, a Docol abriu em suas dependências um Espaço Maker, com o objetivo de integrar e movimentar a cultura de inovação internamente, abrindo espaço para a experimentação e o desenvolvimento de novos projetos. 

 

Um Espaço Maker, ou espaço de inovação, reúne as ferramentas apropriadas para a construção de modelos e protótipos, e também possibilita a reunião de colaboradores para debates e construção de novos projetos. Ter um espaço físico com este propósito possibilita ao colaborador acesso às ferramentas necessárias para a materialização rápida de ideias, o que se traduz em eficiência e maior agilidade no desenvolvimento de novos produtos e serviços. 

Das necessidades e desejos da Docol de cultivar a inovação nasceu a parceria com a Think&Make, dentro do programa Conecta Startup Brasil. O foco foi o desenvolvimento de estratégias e ações para a ativação do Espaço Maker, objetivando o crescimento da Cultura de Inovação nos profissionais da Docol. 

 

A Think&Make desenvolveu uma solução inovadora que inclui a capacitação de funcionários com suporte e ativação do Espaços Maker. O projeto foi desenvolvido de forma conjunta e próxima aos setores de Tecnologia da Informação e Business Design da Docol, o que possibilitou a construção de um produto que atendesse às demandas específicas da indústria e, ao mesmo tempo, a concepção de um modelo de negócio que atenda às necessidades de Inovação em outras empresas. 

 

A parceria com a Docol teve início em março de 2020. Nessa primeira fase, buscamos compreender a estrutura da empresa, suas dores e necessidades. Realizamos um mapeamento da Cultura de Inovação interna, apresentado em um relatório com a identificação de personas de destaque no quadro de colaboradores na Docol. Com base nesses resultados, elaboramos trilhas de aprendizado específicas para cada persona.

 

Uma persona é uma representação fictícia de um cliente, colaborador ou de um grupo social. A criação de uma persona é um método que gera um maior envolvimento por parte da empresa com seu público alvo, mantendo a persona como plano de fundo em tomadas de decisões. O mapeamento das  personas dentro de uma instituição tem como objetivo encontrar as lacunas de conhecimentos existentes, e tem a função de orientar o desenvolvimento de nossas trilhas de aprendizado, pois assim é possível estabelecer as abordagens mais indicadas para preencher essas lacunas. 

 

Em setembro, executamos a segunda etapa de nossos serviços junto com a Docol:  a capacitação sobre  Design Thinking e Prototipagem, que aconteceu dentro do Espaço Maker Docol. O evento teve duração de 8h, divididos em 4 encontros, em que foram abordados os temas Design Thinking, Prototipagem Rápida, Produtos Mínimos Viável (MVP) e Pitch, todos voltados a questões trazidas pelos próprios colaboradores. A capacitação aconteceu de forma online e ao vivo, estimulandoa participação ativa dos presentes. Também disponibilizamos conteúdos extras de aprendizagem e apoio após o evento, para continuidade dos projetos iniciados. O grande diferencial das capacitações é a aplicação dos conteúdos teóricos a projetos práticos relacionados ao dia a dia do colaborador na empresa, o que permite trabalhar ideias e soluções para problemas reais dentro da indústria.

 

Com a tutoria da Think&Make, os participantes trouxeram desafios em suas áreas de atuação dentro da Docol para desenvolver soluções durante a capacitação. Apoiados nas metodologias de Design Thinking apresentadas, os colaboradores puderam analisar os problemas em uma perspectiva mais próxima, enquanto que com as ferramentas de prototipagem rápida, desenvolveram MVPs, permitindo o teste das ideias geradas e um aprendizado on the job. 


 

“A proposta de trabalho da T&M é do tipo “pôr a mão” na massa e encontrar soluções criativas para os problemas, sem dúvida, muito próximo da cultura maker, que parte da ideia que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. A abordagem é focada em materializar ideias e criar oportunidades de aprendizagem, no desenvolvimento de práticas focadas na resolução de problemas reais do dia a dia dos colaboradores, além de proporcionar a teoria na medida certa. Temos a segurança de que estamos recebendo e entregando conteúdo relevante e de extrema qualidade para nossos colaboradores. É uma grande parceria para entregar a solução certa na melhor hora para os nossos desafios.”

 

Flávia Vasconcellos
 

Os projetos desenvolvidos durante a capacitação abordaram problemas levantados em áreas distintas da Docol, e atuaram na proposta de soluções para a redução de custo de EPIs; redução de paradas da linha de produção; aumento do engajamento dos operadores nas reuniões diárias e redução do tempo de envio de orçamentos. Ao final, os participantes fizeram a apresentação de seus projetos em formato de pitch.

 

Os resultados práticos da capacitação foram ao encontro das demandas da Docol para o espaço Maker, uma vez que foram proporcionados aprendizados em ciclos rápidos de prototipagem e voltados à inovação. Além das skills aprendidas, também vimos um envolvimento e integração entre as áreas que participaram do curso, trocando feedbacks e ideias para cada projeto desenvolvido. Com os bons resultados do projeto piloto para o Espaço Maker Docol, espera-se o desenvolvimento e incentivo da cultura de inovação na empresa, em parceria com a Think&Make.