• thinkmakeeed

O que são metodologias ativas?

O processo pedagógico que desenvolvemos aqui na Think&Make é baseado em Metodologias Ativas, em que buscamos dar autonomia ao aluno e promover a participação. A seguir, vamos explicar o que entendemos como Metodologias Ativas e ressaltar sua importância no processo de aprendizado.

As metodologias ativas são uma forma inovadora de educação que vem se tornando mais importante com o advento das novas tecnologias. Mas antes de prosseguir com a definição de metodologias ativas, é importante definir o que são métodos de aprendizado ativos e o que são métodos de aprendizado passivos. Os métodos de aprendizado passivos envolvem atividades incorporadas na educação mais tradicional, ou seja; ler, escrever, observar, ver e ouvir. Os métodos de aprendizado ativos, por sua vez, exigem maior envolvimento por parte de quem aprende, e fazem uso de atividades como discutir, praticar e ensinar.

A grande diferença entre estes métodos é a sua interatividade: estudiosos afirmam que os métodos tradicionais são pautados na retenção de informação. E não devemos nos enganar, esse processo é imprescindível para obtenção do conhecimento. Porém, quando essas informações são apenas guardadas, elas colocam o pupilo em uma posição de observador. Essa situação não só dificulta a aplicação do conhecimento, mas também, devido a crescente complexidade e especificidade dos trabalhos e habilidades requeridos pela sociedade, afasta cada vez mais o aprendiz de seu real objeto de trabalho.

Considerando essas informações, podemos concluir que as metodologias ativas são mais eficazes no processo de aprendizado. Entretanto, é necessária uma base teórica para aplicar esses métodos, e a partir daí se desenvolve o ensino híbrido, em que ocorre uma mescla de métodos tradicionais e métodos ativo

Na Think&Make os métodos ativos são postos em prática em nossos cursos de curta e longa duração. Optamos por esse modo de trabalho com base em nossa experiência pedagógica, e os depoimentos e a experiência com os alunos validam ainda mais essa escolha, em que o conhecimento compartilhado é apropriado e posto em prática.